“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.” (Tg 4:8)
Quantas vezes ficamos animados com uma atividade que nos é proposta, num momento colocamos todo o nosso empenho e dedicação e num outro momento nos sentimos cansados e abatidos pelas circunstancias ou mesmo por que as coisas não acontecem da maneira que esperamos e aquela felicidade e disposição que tínhamos no inicio deixa de existir e ficamos em duvida se aquela atividade é mesmo o que estávamos almejamos.
A Bíblia Shedd traz a seguinte definição: “Duplo ânimo: Refere-se à acomodação ao mundo e à perda do senso de gravidade do pecado”. A exortação dirige-se àqueles cuja “motivação está dividida”, por um lado, a pessoa deseja seguir a Cristo e ser um bom cristão, por outro, não está disposta a desistir do mundo. Não se trata apenas de algumas fraquezas ou áreas a serem tratadas, mas uma postura “consciente” de uma vida dividida entre as coisas de Deus e as coisas do mundo. A realidade é que Deus não deseja repartir seus filhos com o mundo, veja o que está escrito na carta de Paulo a Tito: “O qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras”.(Tito 2:14).
O que significa ter “a mente dividida”? Se você comparar este texto com outras traduções das Escrituras ficará um pouco mais fácil de entender. A expressão “mente dividida” é também traduzida por “espírito vacilante”, “ânimo dobre” e “duplo ânimo”. Tudo isto para descrever uma pessoa inconstante: uma hora quer, outra não; um dia busca, outro deixa; um dia crê, noutro desacredita. Se você quer realmente se aproximar de Deus é preciso eliminar do seu coração toda inconstância.
Amigo, se tem uma coisa que enfraquece a amizade com Deus é a tal da inconstância. Note o que a Bíblia afirma em Tiago 1.7 e 8: Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem a mente dividida e é instável em tudo o que faz. Mais uma vez temos uma referência à pessoa instável, inconstante e o texto bíblico é categórico em dizer que quem é assim não recebe coisa alguma do Senhor.
A Bíblia nos ensina: Mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (I Co 15.58). As recompensas do Senhor são para os firmes e constantes; aos dedicados e fiéis.
Você consegue imaginar se Deus fosse inconstante? Que terrível seria! Louvado seja o Senhor porque Seu a imutabilidade faz parte do seu caráter. Novamente, Tiago nos ajuda a entender este traço do caráter do nosso Pai. Em Tiago 1.17, lemos: Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. O nosso Deus tem um sortimento infinito de “boas dádivas” e de “dons perfeitos”. Você quer se encher deles? Lembre-se: Ele não os dá a quem tem ânimo dobre! Para recebe-los é preciso ser como Ele é – e Tiago afirma que Ele não muda.
Essa “duplicidade” impede a plenitude da benção de Deus sobre a vida, a solução é a “purificação do coração” e a busca do “Reino de Deus em primeiro lugar”. Nossa postura deve ser a registrada pelo salmista no Salmo 119:113, que diz: “Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei”.
Outro dia li algo muito interessante sobre uma “doença” que é denominada A Síndrome de Peter Pan que nada mais é do que aquele individuo que não quer crescer, mas se você for aprofundar mais sobre a síndrome você vai perceber mais coisas, que pode ser caracteriza por determinados comportamentos, imaturos em aspectos comportamentais, psicológicos, sexuais ou sociais. Rasgos de irresponsabilidade, rebeldia, cólera, narcisismo, dependência e negação ao envelhecimento.
Agora pensando nas coisas espirituais quantos de nós muitas vezes estamos na igreja e nos comportamos como verdadeiras crianças, não aceitamos as coisas como devem ser, mas como nós queremos que deva ser, mas se algo muda nos emburramos e começamos a nos amuar e a desistir de nossas funções ou atividade que nos foi proposta.
O Apostolo Paulo e outros escritores do Novo Testamento, no mostram que na época deles já existiam pessoas melindrosas que se magoavam com qualquer coisa desistiam facilmente. Pessoas querendo chamar atenção de pessoas que não poderiam ajuda-los porque os seus principais conflitos não eram humanos, mas sim espirituais. Podemos ver Paulo escrevendo aos coríntios “...Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso...” lemos ainda “Irmãos, não pensem como crianças. Sejam como crianças para o que é mau, mas sejam adultos no seu modo de pensar.” Já o escritor aos Hebreus diz “Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado. Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles, pela prática, sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau.”
Assim acontece em nossos dias temos a grande oportunidade de mostrar as pessoas a nossa volta a diferença que Deus fez em nossa vida, só que preferimos brincar e fazer coisas de crianças, vão existir e existem hoje, cristãos infantis que brigam por qualquer bobagem, vivem brigando uns com os outros por motivos fúteis, banais, atrasando o crescimento do grupo, atrasando o crescimento da congregação, com seus egos inflados, com suas empáfias e pseudo-santidade.
Se você comparar este texto com outras traduções das Escrituras ficará um pouco mais fácil de entender. A expressão “mente dividida” é também traduzida por “espírito vacilante”, “ânimo dobre” e “duplo ânimo”. Tudo isto para descrever uma pessoa inconstante: uma hora quer, outra não; um dia busca, outro deixa; um dia crê, noutro desacredita. Se você quer realmente se aproximar de Deus é preciso eliminar do seu coração toda inconstância.
Hoje queremos fazer a diferença e amanhã queremos apenas fingir que somos diferentes. Duplo animo, Dupla vida, Dupla personalidade, a solução pra isso?
Se você está no leite, curta o leite. Se você não está mais no leite, então cresça. Se você tem duplo animo pra fazer qualquer coisa, apenas faça isso: Purifique seu coração.
Às vezes fazemos coisas e colocamos a culpa nos outros porque não temos responsabilidade de adulto ou maduros.
Amados, devemos crescer espiritualmente e principalmente assumirmos nossos erros, a mascara sempre cai...
Cresçamos e amadurecemos na Graça de Cristo...
“Sejam como criancinhas recém nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.” (I Pe 2.2).
Pr. Artur Junior